Torta de Cebola Parador da Montanha
A Torta de Cebola é saborosa? Não, é hiper-saborosa! Teste! Uma deliciosa torta montada como um Rocambole de Cebola. Este prato é típico de Portugal e esta receita foi copiada na “hiper-pousada” Parador da Montanha. Preparada com ingredientes bem escolhidos dá um resultado inovador. Retire do forno cerca de 15 minutos antes de servir.
Ingredientes (para 4 pessoas):
1. Misture muito bem os ingredientes secos: o trigo com o fermento e o sal.
2. A seguir acrescente, um a um, e mexendo (o modo mais fácil é com as próprias mãos) até ficar uma mistura homogênea, a manteiga, o soro do creme de leite(1), a clara e metade da gema (deixa a outra metade reservada) e, aos poucos, o leite frio. O leite só é usado se não tiver quantidade suficiente de soro para ficar uma massa homogênea, lisa, que não fique grudada nas mãos.
3. Abra a massa dentro de um saco plástico, levemente polvilhado com farinha de trigo, retangular (35 x 49 cm) ou de outro tamanho aproximado deixando toda a massa da mesma espessura. ATENÇÃO: Forma-se uma “massa podre” difícil de ser trabalhada sem o auxílio do saco plástico.
Modo de fazer o recheio:
1. Frite a cebola na manteiga, em fogo baixo, até ficar completamente dourada.
2. Ainda em fogo baixo acrescente o creme de leite, o creme de cebola, o queijo (mussarela ou requeijão cremoso) e o orégano, misturando delicadamente. Reserve.
Modo de montar a torta:
1. Com a massa aberta sobre a bancada abra a parte de cima do saco plástico.
2. Despeje o recheio (cuide para ficar igualmente distribuído para a torta não ficar “barriguda”) a partir de uma extremidade da massa aberta, dirigindo-se para a outra extremidade, no sentido longitudinal, mas deixando um pequeno espaço nas laterais e um espaço maior na outra extremidade. A seguir enrole a própria massa sobre o recheio, com a ajuda da parte do saco plástico que ficou por baixo da massa, formando um cilindro (tipo rocambole).
3. Feche a massa nas extremidades do cilindro, comprimindo-as.
4. Coloque a torta numa forma refratária com a extremidade final da massa voltada para baixo, para não aparecer a “emenda”.
5. Pincele a torta externamente com o restante da gema e polvilhe o queijo ralado.
6. Leve ao forno preaquecido em 250ºC e deixe por cerca de 20 minutos (até tostar todo o queijo parmesão).
7. Se desejar decore a torta com duas ou três minicebolas e salpique algumas folhinhas de salsa ou do próprio orégano.
8. Sirva.
Observação:
(1)Para separar o soro do creme de leite deixe a embalagem fechada na geladeira por uns trinta minutos e depois abra com cuidado, sem agitar, e escorra o soro.
Comentários
Postar um comentário