#QualidadeDeVida: Função Hormonal

Fonte: Alex Blăjan - Unsplash / Imagem meramente ilustrativa.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas no organismo, e que tem efeito específico sobre a atividade de certo órgão ou estrutura. Em outras palavras os hormônios são substâncias produzidas por um órgão (glândula de secreção interna) ou por células específicas de alguns tecidos (hormônios teciduais) e que têm a função de controlar o funcionamento de outros órgãos.

Hoje em dia são fabricados os “Hormônios Bioidênticos” que são substâncias que possuem exatamente a mesma estrutura química dos hormônios naturalmente produzidos no corpo humano. O termo “bioidêntico” é utilizado para preparações que contém hormônios, tais como estradiol, estrona, estriol, dehidroepiandrosterona, pregnenolona, progesterona, testosterona, melatonina, tiroxina, triiodotireonina e somatotrofina ou hormônio do crescimento.

A partir de certa idade, bem mais cedo do que se pensa – até mesmo na adolescência, e dependendo das condições de “Atividade Física”, “Balanceamento da Alimentação”, “Controle do Estresse” e “Descanso e Sono” há uma queda “natural” dos níveis de hormônio do corpo e o indivíduo “começa a envelhecer”.

Então há necessidade de corrigir este “defeito” e a medicina moderna usa o que se chama de “Modulação Hormonal” que é o restabelecimento dos níveis dos hormônios para padrões “normais” (e não “normais para a idade”), utilizando-se os hormônios bioidênticos. Com isto se consegue um envelhecimento saudável, com fisionomia mais jovem e excelente qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arroz de Braga

Arroz com Língua