Cuidados Pós-operatórios
Fonte: Sharon McCutcheon - Unsplash / Imagem meramente ilustrativa.
A doença é um desvio do padrão normal de saúde. É caracterizada por sinais e sintomas desagradáveis e que geram sofrimento em vários graus. A recuperação da saúde, por vezes, passa por momentos até piores do que a própria doença. Por isso o paciente deve ter cuidados especiais para que o organismo possa recuperar-se o mais rápido possível:
- Seguir rigorosamente as orientações dadas pelo médico.
- O repouso leva a uma recuperação mais rápida.
- Fazer uma dieta hiperprotéica (rica em proteínas: carne, peixe, leite e seus derivados, etc.) e hipercalórica (doces, massas, cereais, grãos, etc.).
- Usar os analgésicos sempre que sentir dor.
- Lembrar que o organismo precisa de tempo para se recuperar.
A dieta no dia da cirurgia é apenas líquida. Nos dias seguintes é livre, mas os alimentos mais sólidos são mais fáceis de serem engolidos.
A volta ao trabalho ou às aulas é variável, pois existem vários tipos de cirurgia de nariz e cavidades paranasais. Fazer exercícios físicos somente depois de 30 dias da cirurgia e banhos de imersão somente após 45 dias.
Nos casos em que fica gesso sobre o nariz ou tampão dentro do nariz, os mesmos só poderão ser retirados pelo médico. Se ficar um algodão na narina ou um curativo externo os mesmos devem ser trocados toda vez que ficarem sujos.
Trazer uma toalha de rosto no dia em que vier fazer o primeiro curativo pós-operatório, pois pode haver algum sangramento após o paciente sair do consultório.
Fazer curativos no nariz sempre que se formarem crostas (cascas secas), com a pomada receitada e utilizando um cotonete, para remover as crostas existentes e diminuir a formação de novas.
É normal a ocorrência de alguns ou de todos os seguintes sintomas: dor na face e no nariz; dor de cabeça; manchas roxas na face e vermelhas nos olhos; face muito inchada (às vezes até é difícil abrir os olhos); nariz inchado, sangramento ou eliminação de secreção escura pelo nariz ou pela boca; dificuldade de respiração nas duas ou três primeiras semanas.
Não usar medicamentos como antiinflamatórios, anticoagulantes e aspirina (A.A.S. ou ácido acetilsalicílico), uma semana antes e até três semanas após a cirurgia (exceto se for orientado pelo médico).
A cicatrização completa leva aproximadamente três meses na maioria das cirurgias do nariz; nas rinosseptoplastias e rinoplastias leva mais tempo, em torno de um ano.
Usar rigorosamente a medicação receitada no momento da alta hospitalar e as recomendações constantes nesta folha.
Em muitos casos, principalmente quando há rinite alérgica associada, a operação não é o fim do tratamento, mas apenas uma etapa. O tratamento deve ser continuado, rigorosamente, nas datas e com os medicamentos indicados pelo médico. O uso correto dos medicamentos é fundamental.
O sucesso da cirurgia vai depender muito dos seus cuidados.
Comentários
Postar um comentário