Ostra Gratinada
Ingredientes (para 4 pessoas):
1. Lave muito bem as ostras em água corrente com uma escova.
2. Coloque as ostras numa panela arranjadas com a parte mais funda para baixo.
3. Aqueça rapidamente, em fogo alto, no vapor da sua própria água, com a panela fechada, o tempo suficiente apenas para abrir ligeiramente as conchas ou valvas.
4. Reserve a carne numa vasilha e o líquido que escorre de dentro das conchas em outra.
5. Derreta a manteiga e refogue ligeiramente as ostras (apenas o tempo suficiente para aquecer as ostras).
6. Adicione o suco de limão, o sal, a pimenta do reino, a mostarda, o líquido escorrido durante a abertura das ostras e o vinho branco.
7. Quando ferver retire as ostras.
8. Dissolva o amido de milho numa quantidade suficiente de água fria e adicione ao caldo até formar um creme consistente.
9. Adicione a nata mexendo sempre e retire do fogo.
10. Coloque o sal grosso numa assadeira e acomode as valvas sobre o sal.
11. Coloque uma colher de sopa do molho em cada valva e depois uma ostra. 12. Coloque uma porção de queijo parmesão ralado sobre as ostras e leve ao forno para gratinar por 4 a 6 minutos. 13. Sirva imediatamente.
Observações:
1. A ostra possui um músculo muito forte que segura as valvas. Para retirar a carne aqueça a ostra sem adicionar água, no vapor da própria ostra (não deixe cozinhar muito, pois se passar do ponto de cocção a ostra fica dura e sem sabor). Segure a ostra com auxílio de uma toalha para proteger a mão, deixando a valva mais funda para baixo. Abra a ostra (se precisar use uma faca). Com outra faca (de filetar – ponta fina, bem afiada) corte o músculo que está aderido à valva mais rasa; levante-a, abrindo a “dobradiça” (chamada de umbo) que ainda segura as valvas, até removê-la. Corte o músculo que está aderido à valva mais funda. Assim a carne da ostra está solta e inteira.
2. As ostras frescas ficam vivas na geladeira a uma temperatura de 5 a 7º C por até 4 dias. Acomode-as, todas, com a valva mais funda para baixo para não escorrer a água no caso do músculo relaxar e as valvas se abrirem – os mexilhões (mariscos) duram bem menos e os vôngoles (berbigões) menos ainda.
|
Comentários
Postar um comentário