Pernil Assado com Farofa

Fonte: Pixabay - Pexels / Imagem meramente ilustrativa.


O Pernil Assado é um prato clássico da culinária popular brasileira, servindo para um almoço de domingo e até para uma ocasião especial como um jantar de ano novo. O grande segredo é o cozimento lento (veja “Observação”, abaixo). A Farofa de Milho Verde é uma excelente guarnição para este prato.

Ingredientes (para 4 pessoas):


Modo de fazer:
Modo de fazer o Pernil:
1. Com doze horas de antecedência (ou vinte e quatro – neste caso deixe na geladeira), limpe a carne, retirando o excesso de gordura.

2. Faça furos na carne com a ponta de uma faca de filetar para que o tempero possa penetrar melhor e coloque numa assadeira.

3. Misture todos os temperos, esfregue bem na carne e cubra com um filme plástico (ob-serve o tempo que deve ficar para marinar (item 1, acima).

4. No momento de assar, retire o filme plástico e cubra toda a carne com papel alumínio (com o lado brilhante voltado para a carne) e leve ao forno pré-aquecido a 2200C (veja tempo de cozimento coberto em “Observações”, abaixo).

5. Decorrido o tempo previsto retire o papel alumínio e espete o pernil com um garfo ou uma faca de filetar: se não estiver macio deixe assar mais um pouco com o papel alumínio; se estiver macio, retire o papel alumínio e vire o pernil deixando no forno o tempo suficiente para que fique bem dourado, quase da cor de cobre, regando de vez em quando com o caldo que se forma na assadeira. Acrescente um pouco de água se for necessário e não deixe o caldo secar, pois ele é muito saboroso.

6. Quando estiver pronto engrosse em fogo baixo uma porção do caldo restante na assadeira com 2 colheres de sobremesa de amido de milho dissolvido em água fria e coloque sobre o pernil assado e sirva quente.

“Observação”, abaixo). A Farofa de Milho Verde é uma excelente guarnição para este prato.

Modo de fazer a Farofa de Milho Verde:
1. Numa frigideira funda refogue no óleo a lingüiça picada, sem pele.

2. Doure a cebola picada bem miúda.

3. Acrescente o alho.
4. Acrescente, se restar, um pouco do caldo da assadeira do pernil.

5. Acrescente o milho verde (se não tiver milho verde, fresco, cru, pode ser usado o milho industrializado cozido, em embalagem a vácuo – não em conserva). Deixe cozinhar cerca de cinco minutos.

6. Retire do fogo e deixe esfriar bastante.

7. Coloque a farinha de mandioca, mexendo sempre, e retorne a frigideira ao fogo, até que a farinha fique dourada.

8. Acrescente os ovos cozidos, picados, e misture bem.

9. Verifique o sal e a pimenta.

10. Salpique sobre tudo a salsinha finamente picada e sirva quente.


Observações:
1. O tempo do cozimento do pernil coberto com papel alumínio é calculado com a seguinte fórmula: 60 minutos + (30 minutos x peso da carne em kg). Exemplo para a quantidade desta receita: 60 + (30 x 2) = 120 minutos. A carne, ao ser levada ao forno, não deve estar gelada; se estiver, acrescente cerca de vinte minutos ao tempo total.

2. No lugar do limão pode ser usado vinho branco seco ou mesmo cerveja, acrescentando mais o mesmo tipo de líquido se a assadeira começar a ficar seca.

3. Para verificar se o pernil está assado perfure-o na parte mais grossa com um garfo ou a ponta de uma faca de filetar: se sair um líquido rosado é porque ainda não está cozido.

4. Se esta receita for usada para preparar uma paleta, que é uma boa opção, aumente um pouco o tempo de cozimento.

5. O prato pode ser guarnecido com pêssego, ameixa ou abacaxi e/ou batata sauté. As batatas devem ser salteadas com o líquido que se forma na assadeira do pernil.

6. A lingüiça portuguesa é preparada com carne de porco picada e curtida, por sete dias, em alho, pimenta, sal e vinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coloboma Auris

Marreco Recheado

Emissões Otoacústicas