Reabilitação Labirintica Personalizada
Fonte: Anna Dziubinska - Unsplash / Imagem meramente ilustrativa.
Os exercícios, específicos para cada caso, têm o intuito de restabelecer o equilíbrio (e eliminando a tontura) por meio de movimentos repetidos e disciplinados de olhos, cabeça e corpo, reajustando as relações entre os sinais visuais, sensações táteis e labirínticas. O tratamento, inicialmente, é aplicado por especialista em consultório. Após orientações o paciente inicia um programa de exercícios em casa.
Indicação
A terapia é indicada para pessoas de todas as idades, com alteração do labirinto, sentida como perda do equilíbrio corporal, ilusão de movimento, sensação de instabilidade, flutuação, oscilação e vertigem (sensação rotatória de objetos ou de si próprio). O tratamento é indicado principalmente nos casos de:
- vertigem crônicas;
- vertigem por mudança de postura;
- tontura em veículo em movimento;
- desconforto em lugares movimentados (shopping center, supermercado, corredor).
- paciente idoso com alteração de equilíbrio que apresenta queda e desvio de marcha;
Os exercícios bem aplicados e personalizados proporcionam 90% de melhora total dos sintomas ou pelo menos contribuem na diminuição da intensidade e freqüência da tontura.
Objetivo
O objetivo principal da reabilitação vestibular é o retorno do paciente às atividades diárias e a recuperação da auto-estima e confiança.
O tratamento só será eficaz após o diagnóstico preciso, ou seja, após reconhecer e caracterizar o tipo de labirintite. Portanto, antes de qualquer sessão de reabilitação labiríntica, consulte o médico Otorrinolaringologista.
Atenção!
Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um ou vários profissionais e não se caracteriza como sendo um atendimento.
Comentários
Postar um comentário